Reconhecer Erros e Pedir Perdão: O Caminho da Humildade no Casamento
Share this content:
O grande mestre chinês Confúcio afirmava: “Nunca conheci um homem que, vendo seus erros, fosse capaz de se culpar por eles”. Essa reflexão aponta para uma verdade universal: são poucos os que conseguem reconhecer os próprios erros e pedir perdão. Muitas vezes, o orgulho fala mais alto e acaba por despedaçar famílias e relacionamentos.
Ao contrário do orgulho, a humildade é a virtude que cria pontes. Em meu consultório de psicanálise, atendi diversos casais em crise e percebi que, mesmo diante de uma traição, quando há amor, arrependimento e reconhecimento do erro, a relação pode ser reconstruída.
Goethe dizia que “Os erros do homem o tornam particularmente amável”. Todos nós somos fracos e passíveis de erro. Diante do erro alheio, questionamos também nossa própria fragilidade e percebemos que poderíamos ter cometido a mesma falha, o que nos leva à compaixão.
A coragem de confessar os próprios erros nos torna mais fortes e abre caminho para o perdão. Reconhecer o erro não é uma vergonha, mas um ato de dignidade, capaz de produzir empatia e fortalecer os laços.
Dr. Fernando Tadeu Barduzzi Tavares
Fale Conosco!