Lidando com a Crise no Casamento: A Importância do Diálogo e do Cuidado Mútuo
Share this content:
O maior problema quando surge uma crise no casamento é fingir que está tudo bem, tentando ignorar os problemas sem dialogar. Essa atitude abre espaço para a solidão a dois, uma situação em que, mesmo acompanhados, os parceiros se sentem isolados.
Um bom relacionamento de casal se baseia em um vínculo forte, alicerçado em sentimentos como carinho, amor e respeito. Se não há cuidado mútuo, o casamento vai se desfalecendo. Esse cuidado começa nas pequenas coisas: andar de mãos dadas, servir a refeição para o outro, preparar o café da manhã, entre outros gestos de atenção e afeto.
No entanto, esses alicerces podem ser prejudicados por acontecimentos externos ou por dinâmicas internas, além das mudanças naturais que ocorrem ao longo dos anos. Esses fatores podem levar o casal a passar por uma fase de crise. Por essa razão, em alguns casos, a terapia de casal se torna útil e necessária. Ela funciona como um apoio para envolver os dois parceiros e orientá-los num processo de resolução dos problemas.
Esconder os problemas “embaixo do tapete” e deixar o diálogo se transformar em uma “torre de babel”, onde os dois já não se entendem, pode ser a morte do relacionamento. É essencial respeitar a individualidade do outro, mas entender que, em nome do casamento, essa individualidade precisa ser compartilhada para não se tornar puro egoísmo.
Cuide de quem Deus colocou em seu caminho!
Dr. Fernando Tadeu Barduzzi Tavares
Fale Conosco!