Ciúme no Casamento: Entendendo e Superando Essa Emoção Destrutiva
Share this content:
O Livro dos Cânticos dos Cânticos sabiamente afirma: “o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor” (Ct 8,6). Essa passagem bíblica ilustra o poder avassalador do ciúme, cuja raiz da palavra “zelo” significa “queimar como um fogo intenso”. O ciúme tem o poder de destruir tudo em seu caminho.
Muitos casamentos terminam por causa de um ciúme doentio, que busca aprisionar o outro em uma bolha. Essa emoção leva ao afastamento de amigos e familiares, ao controle de telefones, e à escravização do parceiro em um relacionamento tóxico e doentio. Quando alguém está dominado pela ansiedade e insegurança, quer prender o outro como sua propriedade, mas é exatamente aí que começa a perdê-lo de verdade.
A confiança é a base de todo relacionamento saudável. Se você sente ciúmes, é crucial reconhecer o problema e buscar resolvê-lo de forma construtiva. Converse com seu parceiro sobre seus medos e inseguranças, ouça o ponto de vista dele e reflita sobre suas emoções e o que desencadeia o seu ciúme.
É fundamental não tomar nenhuma decisão quando estiver dominado pelo ciúme, pois ele cega a verdade e impede uma visão plena da situação. Lembre-se: o ciúme é um problema que pode ser resolvido com esforço e comunicação.
Dr. Fernando Tadeu Barduzzi Tavares
Fale Conosco!